O Projeto

Apresentação

O Projeto Abridores de Letras de Pernambuco tem como objetivo principal o mapeamento e análise da produção de letreiramentos populares e da profissão do pintor letrista no estado de Pernambuco, situado na região Nordeste do Brasil. A pesquisa surge com a intenção de registrar a produção de design de caráter efêmero desenvolvida por estes artífices populares a fim de valorizá-la e reconhecê-la como parte integrante da memória gráfica brasileira propondo uma visão mais descolonizada da história do design gráfico no Brasil.

Para registrar esta produção, a pesquisa foi estruturada em três eixos de investigação principais - formal, técnico e histórico. O eixo formal buscou registrar e analisar os aspectos da linguagem visual dos letreiramentos populares, com ênfase nos seus atributos tipográficos. O eixo técnico se aprofundou nas questões que dizem respeito ao processo produtivo desses artefatos, bem como buscou identificar os protagonistas que estão por trás deste ofício. Por fim, o eixo histórico foi em busca dos indícios do início dessa atividade no Estado.

O Mapeamento

Cidades visitadas

O mapeamento das atividades dos pintores letristas de Pernambuco desenvolvido neste projeto se deu inicialmente por meio do estudo comparativo entre as paisagens urbanas das cidades do Recife, de Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina ao longo do período de 2008 à 2015. Os registros fotográficos efetuados nestas cidades compreendem o corpo principal do acervo de fotos disponibilizado por meio deste site. No entanto, como o projeto está em constante movimento, aos poucos novos registros de outras cidades também podem ser incorporados à nossa coleção.

O Livro

O livro Abridores de Letras de Pernambuco

O livro Abridores de Letras de Pernambuco – um mapeamento da gráfica popular, publicado pela Editora Blucher no ano de 2013 com apoio do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – Funcultura, apresenta os resultados da extensa pesquisa visual desenvolvida ao longo das incursões às seis cidades estudadas inicialmente pelo projeto.

Suas páginas descrevem um passeio ao longo da paisagem tipográfica urbana das cidades de Recife, Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina, e apresentam os pintores de letras encontrados durante esta jornada, buscando despertar o olhar do leitor para o universo do letreiramento popular comercial, que muitas vezes passa despercebido diante da vida fugaz das grandes cidades.

Clique e conheça um preview do livro.



Abridores de Letras de Pernambuco: um mapeamento da gráfica popular
Fátima Finizola, Solange Coutinho, Damião Santana
São Paulo: Blucher, 2013
1ª Edição, Bilíngue, 144p.
ISBN 978-85-212-0798-6

A Exposição

Exposição Museu do Homem do Nordeste

MUHNE, Recife, PE
29 de setembro à 29 de dezembro de 2018



Link Matéria Fundaj: Ler a matéria

Exposição SESC Campo Limpo

SESC Campo Limpo, São Paulo, SP
20 de julho à 04 de setembro de 2016



Mostra Cidade Gráfica

Centro Itaú Cultural, São Paulo, SP
20 de novembro 2014 à 04 de janeiro de 2015



Veja o vídeo em libras

Mostra Tipografia Vernacular: do analógico ao digital

Centro de Design do Recife, Recife, PE
08 de julho à 08 de novembro de 2010

Quer levar a exposição para sua cidade? Fale conosco!

Ficha Técnica

Equipe Principal

Este projeto nasceu no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE ao longo dos estudos de mestrado e doutorado da pesquisadora Fátima Finizola (no período de 2008-2015), sob a orientação da professora Solange Coutinho e com a parceria imprescindível do designer e fotógrafo Damião Santana. A investigação segue em desenvolvimento até o presente momento como uma atividade de pesquisa e extensão do Núcleo de Design e Comunicação do Campus Acadêmico do Agreste da UFPE.

Fátima Finizola | Designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular, tipografia e memória gráfica. Professora Adjunta do Curso de Design da UFPE - Campus do Agreste. Doutora e mestre em Design pelo PPG Design da UFPE. Sócia fundadora da Corisco Design. Integrou a diretoria da ADG Brasil entre 2009-2013.

Damião Santana | Especialista em design da Informação pelo PPG Design da UFPE. Sócio gerente da Corisco Design e fundador do projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Designer por formação e fotógrafo por vocação.

Solange Coutinho | Designer, PhD pela University of Reading, Inglaterra; Pesquisadora PQ 2 – CNPq; Professora do Departamento de Design da UFPE (Graduação e Pós-graduação); Coordenadora da Equipe Associada 1 – PROCAD/CAPES.

Coordenação do Projeto | Fátima Finizola
Pesquisadores | Fátima Finizola, Damião Santana e Solange Coutinho
Fotografia | Damião Santana
Implementação Website | Felipe Albuquerque

Abridores de Letras de PE

Projeto realizado com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE,  Funcultura e Lei Aldir Blanc.

©Fátima Finizola e Damião Santana
Recife – Pernambuco | Brasil
Desde 2013

Termos de Uso

O conteúdo e as imagens disponibilizadas neste site podem ser utilizados em projetos sem fins lucrativos, desde que respeitem as orientações da licença CC BY-NC 4.0. Para outras situações, consultar a equipe do projeto.

Whatsapp +55 [81] 3442.4955

Outros projetos

Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco
Uma jornada visual ao longo das rodovias de Pernambuco para registrar a iconografia pintada nas carrocerias de caminhão.
icone do projeto