Caruaru

Fomos até o agreste de Pernambuco e conhecemos a Carroceria São Carlos na cidade de Caruaru.

Nos deslocamos até o agreste de Pernambuco para visitar a Carroceria São Carlos, situada no Distrito Industrial de Caruaru, uma tradicional empresa de caráter familiar, há anos no mercado, cuja matriz foi fundada na cidade de Senhor do Bonfim na Bahia. Hoje, além da matriz, há 3 filiais em Itabaiana-SE, Arapiraca-AL e Caruaru-PE. A unidade de Caruaru funciona desde outubro de 2007.

O espaço – um terreno amplo com estrutura bem organizada – possui três áreas principais: o galpão da fabricação, dividido nos setores de serralharia e pintura e o pátio externo onde ficam as carrocerias finalizadas ou ainda por fazer reforma.

Durante os registros observamos que algumas carrocerias produzidas pela São Carlos, possuem grafismos apenas em estêncil, outras em estêncil e pintura manual. O pintor Robério – há mais de 30 anos trabalhando no ramo – é especialista na elaboração de desenhos de forma manual, por meio do uso do pincel. Este tem cerdas longas e ponta redonda e é feito de pelo de camelo. Os dedos do pintor também podem ser utilizados para imprimir pequenos círculos na estampa. A tinta utilizada é o esmalte sintético. No processo de pintura dos grafismos não é realizado nenhum esboço preliminar, o pintor simplesmente vai preenchendo os módulos da carroceria de forma intuitiva.

No processo de pintura dos grafismos não é realizado nenhum esboço preliminar, o pintor simplesmente vai preenchendo os módulos da carroceria de forma intuitiva.

Em parceria com Robério trabalham outros integrantes da equipe responsáveis pela pintura em estêncil que figura nos módulos principais da carroceria – aqueles com área maior e assim com maior destaque visual. Dois funcionários vão aplicando progressivamente a pintura de estêncil em toda carroceria, um segura o molde e o outro pinta o motivo utilizando uma pistola. Esta foi a única empresa em que registramos o uso, num mesmo desenho, das técnicas de pintura manual e em estêncil simultaneamente.

Circulando pelo ambiente encontramos um painel onde estão estampadas todos os modelos de desenhos utilizados na empresa atualmente – cerca de 6 motivos diferentes. Abaixo deste painel fica uma bancada onde são armazenadas todas as matrizes de impressão de cada motivo, estes geralmente impressos em 3 cores distintas.

Em entrevista com Robério, ele nos relatou que a cópia de desenhos entre empresas é uma prática comum no ramo e que não gera conflitos. Alguns desenhos da própria São Carlos já foram copiados e adaptados de outras empresas, outros são criação própria. O pintor também reforçou a questão desta prática estar a caminho da extinção, bem como do profissional responsável pelo corte das fôrmas.

Por fim, observamos que na empresa são pintadas apenas a carroceria do caminhão e as lameiras de madeira que também a compõem. Outros elementos como frases de carroceria, placa do veículo e pintura de lameiras e lameirões emborrachados são realizados por outro pintor letrista externo.

 

Fomos até o agreste de Pernambuco e conhecemos a Carroceria São Carlos na cidade de Caruaru.

We travelled to the agreste region of Pernambuco to visit Carroceria São Carlos, located in the Industrial District of Caruaru. This is a traditional family business, which has existed for many years, and was originally founded in the city of Senhor do Bonfim in the state of Bahia. Today, as well as the original workshop, there are now 3 branches in Itabaiana-SE, Arapiraca-AL and Caruaru-PE. The branch in Caruaru has been in operation since October 2007.
The space – a large terrain with a well-organized structure – has three main areas: the manufacturing shed, divided into sections for joinery and painting and an outdoor patio where the bodies are finalized or await refurbishment.
While registering these examples, we observed that the graphics on some of the truck bodies produced by São Carlos were only produced in stencil while some were stenciled and hand painted. The painter Robério – who has over 30 years’ experience in this field – specializes in hand-painted artwork with the use of a brush. The brush has long bristles, with a round point and is made of camel hair. The painter’s fingers may also be used to produce small circles in the design. He uses synthetic enamel paint. In the process of painting the graphics, no preliminary sketches are produced. The artist simply paints the various body sections of the truck intuitively.

In the process of painting the graphics, no preliminary sketches are produced. The artist simply paints the various body sections of the truck intuitively.

Robério works in partnership with other members of the team, who are responsible for the stenciling, which appears on the main sections of the truck; those that cover larger areas and therefore have greater visual prominence. Two team members progressively stencil the entire body. One holds the stencil in place while the other paints the motif using a spray gun. This was the only company we came across that combines techniques of hand painting and stenciling in the same design.
Here we discovered a panel that contained all the design motifs currently undertaken by the company – around 6 different motifs. Underneath this panel there is a workbench where all the design patterns are kept, generally painted in 3 different colours.
In an interview with Robério, he explained that it is common practice amongst companies to copy each other’s designs, but this does not generate any conflicts. Some of the São Carlos designs have been copied and adapted from other companies, and others are of their own creation. Robério also emphasized that this practice is on its way to becoming extinct, together with the professionals who are responsible for the cutting out the stencils.
Finally, it was observed that this company is only responsible for painting the body of the truck and the wooden mud flaps that make part of it. Other elements, such as phrases written across the bodywork, the vehicle license plates and painted mud flaps and rubber mud flaps are undertaken by other outside signwriters.