About Me

.

Preservando a memória gráfica popular e o design vernacular.

A ornamentação de carrocerias de veículos é uma tradição antiga, provavelmente anterior aos anos 1920, época em que se inicia o uso de transportes de carga motorizados no Brasil. Presente também em inúmeros países da américa latina, a tradição de decorar carrocerias particulariza e traz personalidade a cada veículo por meio de cores, grafismos e elementos visuais pertinentes a cada cultura onde estão inseridos, bem como compartilha e mistura novos elementos das regiões por onde circulam os veículos.

O projeto Iconografia de Caminhões de Pernambuco, desenvolvido com o incentivo do FUNCULTURA –  Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – se propôs a registrar os elementos visuais decorativos das carrocerias dos caminhões que circulam e/ou são produzidas no estado de Pernambuco por meio da criação de uma fonte digital, que permite que estes elementos sejam reutilizados em novos suportes e produtos, de forma a preservar e divulgar nossa cultura local.

Este site apresenta um pouco do universo das carrocerias de caminhão de Pernambuco por meio de imagens e relatos construídos durante toda a pesquisa visual utilizada como base para a elaboração do dingbat Carroceria, bem como disponibiliza a fonte gratuitamente para download.

 

O artesão brasileiro é basicamente um designer em potencial, muito mais do que propriamente um artesão no sentido clássico.

Basically, the Brazilian artisan is much more a potential designer, than an artisan in the classical sense. Aloísio Magalhães

Registros · Registers

Pesquisa de Campo · Field Research

plus

Recife

Em Recife, visitamos a CEASA – Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco, e também registramos alguns veículos nas vias da cidade.

plus

Olinda

Em Olinda, conhecemos as Carrocerias Paraguaçu e visitamos alguns pontos de encontro de caminhoneiros.

plus

Caruaru

Fomos até o agreste de Pernambuco e conhecemos a Carroceria São Carlos na cidade de Caruaru.

plus

Jaboatão dos Guararapes

Na cidade de Jaboatão dos Guararapes visitamos as Carrocerias Progresso.

  • Um dingbat é uma fonte digital iconográfica, composta por símbolos e desenhos que figuram no lugar dos caracteres alfa-numéricos. Da mesma forma que uma fonte de texto, você pode instalar o dingbat e utilizá-lo normalmente no seu computador em qualquer programa que permita a edição de textos.

    Assim, a opção por disponibilizar o resultado da pesquisa ‘Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco’ na forma de uma fonte digital democratiza o seu uso e amplia seu alcance, na medida em que permite que qualquer usuário, designer ou não, possa utilizar o banco de imagens produzido, de forma a promover a cultura popular, particularmente de Pernambuco, através do uso de um rico conjunto de elementos gráficos.

    Faça o DOWNLOAD e experimente o dingbat Carroceria!

      Continue Lendo +

Fale Conosco · Contact

Descarregue seu caminhão de idéias, sugestões ou dúvidas, aqui.

Projeto Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco
Pesquisa: Fátima Finizola | Fotos: Damião Santana | Projeto Tipográfico: Fátima Finizola e Damião Santana | Produção Executiva: Sandro Lins | Agradecimentos: Carrocerias Progresso, Carrocerias Paraguaçu e Carroceria São Carlos
RECIFE·PE Brasil
ct@crimestipograficos.com.br

p
| Fátima Finizola | Doutoranda e mestre em design pela UFPE. Lecionou na Universidade Federal de Pernambuco, no período de 1999-2001 e 2003-2005. Sócia-diretora da Corisco Design e colaboradora do projeto Crimes Tipográficos. Autora do livro “Tipografia Vernacular Urbana: uma análise dos letreiramentos populares”, pela Blucher.
| Damião Santana | Fotógrafo e Designer formado pela Uneb (Universidade Estadual da Bahia). Especialista em Design da Informação pela UFPE. Lecionou na Universidade Aeso Barros Melo nos cursos de Design e Fotografia. Sócio diretor da Corisco Design, coordenador da Corisco Academia e colaborador do projeto Crimes Tipográficos.

| Termos de Uso |
A licença de uso do Dingbat Carroceria permite que outros remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. As imagens e textos que compõem este site só poderão ser utilizadas para fins acadêmicos ou de pesquisa, desde que a fonte seja citada nas referências bibliográficas e no crédito das imagens. Utilizar o seguinte padrão para citação: Finizola, F. Santana, D. Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco. Disponível em: www.designvernacular.com.br/carrocerias. Acesso em 00/00/2013. Crédito das Imagens: Fotografia · Damião Santana.

Your name (required field)

Your e-mail (required field)

Subject

Your message

×